SÍNTESE BÍBLICA LIVRO DE NÚMEROS
O livro
deriva seu nome, na versão grega - Septuaginta, do fato de recordar os dois
sensos realizados no período da peregrinação no Deserto, o primeiro no
início (capto 1) e o segundo no final (capto 26) de Israel.
Todavia, o título na Bíblia hebraica traduz melhor o conteúdo do livro
(Bedmidhbar – no deserto).
Historicamente
falando, Números continua a história onde Êxodo termina, e
relata de forma extremamente sucinta os quarenta anos das peregrinações no
deserto, destacando tão somente alguns poucos acontecimentos.
Tipicamente é
o livro de serviço e caminhada, e assim complementa os livros precedentes, do
qual podemos inferir uma ordem moral: Gênesis, o livro da Criação e
da Queda; Êxodo, da Redenção; Levítico, do Culto e
Comunhão; Números, do Serviço e Conduta.
Nota-se
preliminarmente que nada foi deixado ao acaso. Cada tribo foi contada e definido
com clareza qual o papel que cada uma delas desempenharia dentro da economia do
deserto. Desde Gênesis observamos que tudo quanto Deus faz, tem ordem, aqui não
poderia ser diferente. (Cf. NT 1Co 12).
Uma segunda
observação é que, provado pelas circunstâncias do deserto, os israelitas
fracassaram notoriamente. O ser humano quando depende de suas escolhas com base
em sua natureza humana nua e crua, sempre dá vazão às suas atitudes mesquinhas
e egocêntricas (falta de fé, queixas, murmurações, deslealdade, rebelião). Em
cada cena do livro é manifestado este princípio de forma muito clara. O
resultado final não poderia ser outro – a Morte – de todos aqueles que sairão
do Egito, de vinte anos para cima, que foram testemunhas oculares dos maiores
milagres já realizados por Deus nas páginas bíblica, somente três viveram até o
final da peregrinação (Moisés, Josué e Calebe) deles, somente os dois últimos,
adentraram em Canaã. O resultado do pecado na raça humana foi, é e continuará a
ser a Morte.
Esboço
Básico
I. Preparação
para a Viagem (1 a 9.14).
1. Como guerreiros (1 e 2).
2. Como obreiros (3 e 4).
3. Como adoradores (5 a 9.14).
II.
Peregrinação (Conflitos – 9.15 a 14).
1. Direção e Providência divina no Deserto (9.15 a 10).
2. Murmurações constantes (11 e 12)
3. Descrença em relação às Promessas (13 e 14).
III.
Disciplina divina (Interrupção da Viagem - 15
a 19).
1. Legislação (15).
2. Ratificação do Sacerdócio de Arão (16 a 18).
3. Purificação dos contaminados (19).
IV.
Renovação das Promessas. (Continuação
da Viagem 20 a 36).
1. Do progresso da Nação (20 e 21).
2. Ampla perspectiva para a Nação (22 a 25).
3. Ricas promessas à Nação (26 a 36).
Link
com o Novo Testamento
Moisés
como modelo de fidelidade (12.7 - Heb 3.5,6).
Prostrados no
deserto (14.16 - 1Cor 10.5; Heb 3.17).
Deus
sabe quem são os seus (16.5 - 2Tim 2.19).
A vara de
Aarão floresce (17.8 - Heb 9.40.
A
respeito do bezerro de ouro (19.1-9 - Heb 9.13).
Balaão, filho
de Beor ou Bosor (22.5 - 2Ped. 2.15; Jd 11; Ap 2.14).
Como
árvore do sândalo, que o Senhor plantou (24.6 - Heb 8.2).
A comparação
“como ovelhas que não têm pastor” aparece pela
primeira vez emNum. 27.17 (cf 1Rs 22.17 [2Cr 18.16); Ez 34.5; Zc.
10.2; NT cf. Mt 9.36 e Mc 6.34).
Cronologia
História
A elaboração de uma cronologia dos fatos históricos da bíblia é sempre um
exercício difícil, pois nem sempre os acontecimentos são demarcados com indiscutível
exatidão. Mesmo com o avanço expressivo da ciência arqueológica há muito que
ignoramos da época Patriarcal (Gênesis), dos primórdios de Israel e seu
estabelecimento em Canaã (Êxodo-Rute). A partir da Monarquia (Davi) a
cronologia começa a ter maior grau de exatidão e conciliação com a História
geral da época.
Cronologia
Histórica
|
|
História
de Israel
|
Historia
Geral
|
Egito-Palestina
na época do Bronze Antigo
|
Império
Antigo (2600-2500)
Império
Médio (2100-1730)
Mesopotâmia
3ª dinastia
de Ur (2100-2000)
Código de
Hammurabi
rei de
Babilônia
(1800)
|
Patriarcas
|
|
Época do
Bronze Médio
Chegada de Abraão em
Canaã
(próximo de
1850)
|
|
Jacó e sua
família sobem para o Egito
(próximo
1700)
Opressão
dos israelitas no Egito
|
|
Moisés
e Josué
|
Egito –
Ramsés II
(1304-1238)
|
Batalha em
Cades (1286)
Saída dos
israelitas do Egito
A
Promulgação da Lei – Monte Sinai
(próximo de
1250)
|
Me.
ipg
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