SÍNTESE BÍBLICA LIVRO DE NÚMEROS

O livro deriva seu nome, na versão grega - Septuaginta, do fato de recordar os dois sensos realizados no período da peregrinação no Deserto, o primeiro no início (capto 1) e o segundo no final (capto 26) de Israel. Todavia, o título na Bíblia hebraica traduz melhor o conteúdo do livro (Bedmidhbar – no deserto).
Historicamente falando, Números continua a história onde Êxodo termina, e relata de forma extremamente sucinta os quarenta anos das peregrinações no deserto, destacando tão somente alguns poucos acontecimentos.
Tipicamente é o livro de serviço e caminhada, e assim complementa os livros precedentes, do qual podemos inferir uma ordem moral: Gênesis, o livro da Criação e da Queda; Êxodo, da Redenção; Levítico, do Culto e Comunhão; Números, do Serviço e Conduta.
Nota-se preliminarmente que nada foi deixado ao acaso. Cada tribo foi contada e definido com clareza qual o papel que cada uma delas desempenharia dentro da economia do deserto. Desde Gênesis observamos que tudo quanto Deus faz, tem ordem, aqui não poderia ser diferente. (Cf. NT 1Co 12).
Uma segunda observação é que, provado pelas circunstâncias do deserto, os israelitas fracassaram notoriamente. O ser humano quando depende de suas escolhas com base em sua natureza humana nua e crua, sempre dá vazão às suas atitudes mesquinhas e egocêntricas (falta de fé, queixas, murmurações, deslealdade, rebelião). Em cada cena do livro é manifestado este princípio de forma muito clara. O resultado final não poderia ser outro – a Morte – de todos aqueles que sairão do Egito, de vinte anos para cima, que foram testemunhas oculares dos maiores milagres já realizados por Deus nas páginas bíblica, somente três viveram até o final da peregrinação (Moisés, Josué e Calebe) deles, somente os dois últimos, adentraram em Canaã. O resultado do pecado na raça humana foi, é e continuará a ser a Morte.

Esboço Básico

I.  Preparação para a Viagem (1 a 9.14).
      1. Como guerreiros (1 e 2).
      2. Como obreiros (3 e 4).
      3. Como adoradores (5 a 9.14).
II. Peregrinação (Conflitos – 9.15 a 14).
      1.  Direção e Providência divina no Deserto (9.15 a 10).
      2.  Murmurações constantes (11 e 12)
      3.  Descrença em relação às Promessas (13 e 14).
III. Disciplina divina (Interrupção da Viagem - 15 a 19).
      1.  Legislação (15).
      2. Ratificação do Sacerdócio de Arão (16 a 18).
      3. Purificação dos contaminados (19).

 IV. Renovação das Promessas. (Continuação da Viagem 20 a 36).
      1. Do progresso da Nação (20 e 21).
      2. Ampla perspectiva para a Nação (22 a 25).
      3. Ricas promessas à Nação (26 a 36).

Link com o Novo Testamento
Moisés como modelo de fidelidade (12.7 - Heb 3.5,6).
Prostrados no deserto (14.16 -  1Cor 10.5; Heb 3.17).
Deus sabe quem são os seus (16.5 - 2Tim 2.19).
A vara de Aarão floresce (17.8 - Heb 9.40.
A respeito do bezerro de ouro (19.1-9 - Heb 9.13).
Balaão, filho de Beor ou Bosor (22.5 - 2Ped. 2.15; Jd 11; Ap 2.14).
Como árvore do sândalo, que o Senhor plantou (24.6 - Heb 8.2).
A comparação “como ovelhas que não têm pastor aparece pela primeira vez emNum. 27.17 (cf 1Rs 22.17 [2Cr 18.16); Ez 34.5; Zc. 10.2; NT cf. Mt 9.36 e Mc 6.34).


Cronologia História
            A elaboração de uma cronologia dos fatos históricos da bíblia é sempre um exercício difícil, pois nem sempre os acontecimentos são demarcados com indiscutível exatidão. Mesmo com o avanço expressivo da ciência arqueológica há muito que ignoramos da época Patriarcal (Gênesis), dos primórdios de Israel e seu estabelecimento em Canaã (Êxodo-Rute). A partir da Monarquia (Davi) a cronologia começa a ter maior grau de exatidão e conciliação com a História geral da época.


Cronologia Histórica
História de Israel
Historia Geral
Egito-Palestina na época do Bronze Antigo
Império Antigo (2600-2500)

Império Médio (2100-1730)

Mesopotâmia
3ª dinastia de Ur (2100-2000)

Código de Hammurabi
rei de Babilônia
(1800)
Patriarcas
Época do Bronze Médio
Chegada de Abraão em Canaã
(próximo de 1850)
Jacó e sua família sobem para o Egito
(próximo 1700)
Opressão dos israelitas no Egito
Moisés e Josué


Egito – Ramsés II

(1304-1238)
Batalha em Cades (1286)

Saída dos israelitas do Egito
A Promulgação da Lei – Monte Sinai
(próximo de 1250)


Me. ipg

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